quinta-feira, 12 de março de 2015
Diretor de "O Filme de Carlinhos" fala sobre a atual ascensão do cinema Baiano
Antes de levar seu filme pra ser exibido em Cannes, Henrique Filho vem bater um papo com expectadores da Mostra Cinemulti.
Dirigindo a produtora Voo Audiovisual em Ipiaú, que vem lançando bons filmes no circuíto, Henrique expllica, na sua opinião, a que se deve a recente ascenção do cinema Baiano, que vem sendo reconhecido nos festivais nacionais e internacionais, inclusive com indicações e premiações importantes.
"Com o avanço tecnológico, a chegada de câmeras acessíveis no mercado e o contato com diversas informações através da internet, a produção audiovisual se tornou uma realidade mais próxima e viável. Então os realizadores começaram a produzir bastante e, com a prática, foram se aperfeiçoando e ganhando experiência em todas as etapas de realização: pré-produção, produção, pós-produção e distribuição.
Os festivais também começaram a ficar mais acessíveis, no momento que é possível fazer uma inscrição apenas com a internet, enviando link para visualização, por exemplo. Eu mesmo fui descobrindo diversas plataformas para inscrição em festivais, como Festhome, ShortFilmDepot, entre outras, que ajudam muito no envio do filme para festivais nacionais e internacionais.
O interessante é que as inscrições partem das capitais, das cidades do interior, de todo o canto. O que mostra que está crescendo cada vez mais a produção e o interesse das pessoas em aprender, exercitar, criar, se comunicar e trocar informações com pessoas e em lugares diferentes. No caso do cinema baiano em si, existia o fato também das pessoas atribuírem muito a produção do estado apenas a Salvador.
E, acredito eu, agora este cenário está mudando mais, com a movimentação de coletivos, de grupos universitários de diversas cidades, produtores independentes, entre outros. Então a produção está se mostrando cada vez mais diversa, experimental e interessante".
Se você está interessado pelo cinema, não deixe de assitir "O Filme de Carlinhos" e depois conversar com diretor. Dia 21 de Abril, no campo de futebol da Passagem, apartir das 18:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário